quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CONSUMIDORES, FORNECEDORES E CONCORRENTES

Consumidores, Fornecedores e Concorrentes só existem quando pessoas ou empresas procuram produtos ou serviços e outras pessoas ou empresas oferecem esses mesmos serviços.

A relação entre a oferta e a procura de produtos e serviços é o mercado.

Alguns passos importantes para você analisar, quanto ao mercado é:

1 -  Estar atendo às oportunidades
2 - Conhecer os valores e as necessidades do mercado consumidor
3 - Organizar-se para atender o mercado consumidor
4 - Identificar o mercado concorrente.

O CONSUMIDOR 

É importante conhecer seu cliente, saber seus gostos e necessidades. No seu caso, seu produto ou serviço pode ser oferecido para pessoas ou empresas.

O FORNECEDOR 

Tenha muito cuidado na hora de escolher seus fornecedores. Esse trabalho deve ser um trabalho de parceria. Qualidade, preço e regularidade são fundamentais para garantir a saúde da sua empresa.

O CONCORRENTE 

O que fará o consumidor escolher a sua empresa e não a do seu concorrente que oferece produtos ou serviços iguais ou parecidos?
Para saber a resposta, você precisa escolher melhor seu mercado concorrente.
Algumas perguntas que poderão ajudá-lo?
Quais empresas estão disputando o mercado com  você?
Quantas são?
O que oferecem?
Quais as vantagens e desvantagens de cada uma em relação a sua empresa?

O MERCADO

O mercado não pára, a economia muda, os interesses do cliente mudam, as condições mudam. É importante que esteja atento e usar todos os recursos ao seu alcance para acompanhar esse movimento.
Existe o Marketing para ajudar você a se planejar visando atingir o mercado com maior eficiência e qualidade.

Marketing é uma ciência muito ampla e inclui tudo o que uma empresa precisa fazer para se destacar no mercado e evoluir.

Market, em inglês, traduzimos para mercado em português. Marketing nada mais é do que mercado em movimento. Fazer marketing é acompanhar esse movimento, as oscilações, um concorrente que aparece, uma alta de preços, uma nova moda.

O mercado não pára, e estamos sempre nos transformando e nos adaptando a ele.
O Marketing está apoiado em 4 bases, conhecidas como os 4 Ps do marketing: Produto, Praça, Preço e Promoção.

Seu PRODUTO ou SERVIÇO deve satisfazer a necessidade do cliente.

Seu PREÇO deve estar de acordo com o mercado e com o valor que o cliente está disposto a pagar.

Seu PONTO deve oferecer conforto para a compra ou uma boa distribuição.

Suas PROMOÇÕES -  o cliente deve perceber que você oferece melhor que a concorrência.

Produto, Preço, Ponto e Promoção devem estar em harmonia. Nenhum desses fundamentos podem faltar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário